Faz tempo que uma das categorias mais visitas deste espaço não ganha um post para chamar de seu. A fim de reparar a falta, vamos retomar a seção de Culinária com uma das mais recentes incursões furtivas deste que vos escreve na cozinha nossa de todo dia: Filé de peixe Filé de peixe ao molho de vinho ao molho de vinho.
Para prepará-lo, você vai precisar de:
1 – 500g de filé de peixe (pode ser qualquer peixe, mas prefira os brancos, como pargo ou pescada, pois eles absorvem mais o sabor do tempero);
2 – 1 cebola média e dois dentes de alho, tudo bem picado;
3 – 1/2 cálice de vinho branco seco;
4 – 2 colheres de sopa de manteiga;
5 – 1 colher de sopa de salsinha bem picada;
6 – 400g de batatas
7 – Sal e pimenta a gosto.
Pra começar, pegue os filés de peixe e coloque-os numa travessa. Tempero-os com sal, pimenta e um pouco da salsinha. Se quiser e lhe apetecer, também cai bem jogar um bom azeite extravirgem por cima. Misture bem os temperos no peixe e deixe “pegando o gosto” de meia a uma hora.
Enquanto o peixe temperado vai pegando gosto, hora de passar pra preparação do molho. Pegue uma panela pequena e derreta a manteiga. Uma vez derretida, coloque a cebola e o alho e mexa até dourar. Quando estiver bem dourado, despeje o cálice de vinho e mexa bem. À medida que a mistura for engrossando, vá colocando a salsinha. O lance aqui é encontrar o ponto certo do molho. Normalmente, ele aparecerá entre 5 e 10 minutos após você despejar o vinho, cozinhando em fogo médio. O álcool terá evaporado, mas o gosto do vinho ficará lá.
Quando o molho estiver pronto, hora de preparar a travessa. Corte as batatas – ao meio se forem pequenas, em quatro pedaços se forem maiores. No meio, coloque os filés de peixe temperados e depois os cerque com as batatas. Feito isto, basta despejar o molho por cima de tudo e levar ao forno pré-aquecido por 15 minutos a 180º. No final, basta esperar entre meia hora e 45 minutos que o prato estará pronto.
Uma boa dica para saber se tudo está no ponto de ser comido é observar as batatas. Quando elas começarem a ficar douradas no meio e com aspecto de frito/queimado nas pontas, será a hora de tirar do forno.
Voilà. Uma refeição simples e, ao mesmo tempo, sofisticada, capaz de agradar aos mais exigentes paladares.
Boa refeição a todos.