Despontando para o anonimato: Especial de Natal – Oscar

É evidente que uma semana dedicada aos one hit wonders da histórica do Oscar não poderia deixar de terminar com ele: the one, the only, Cuba Gooding Jr!

Cuba Gooding Jr.

Verdade seja dita: em 1997, Cuba vinha numa crescente em sua carreira. Tinha feito bons papéis secundários e desempenhava bem o papel do negão gente boa, do qual todo mundo gosta. Sua escolha para co-estrelar Jerry Maguire ao lado de Tom Cruise foi quase natural; ele era, de fato, a melhor opção para o papel.

O problema era a concorrência. Para o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante daquele ano, concorriam, ninguém mais, ninguém menos, do que: o excelente Edward Norton (As duas faces de um crime); a lenda Armin Mueller-Stahl (Shine); o grande James Wood (Fantasmas do passado); e o impecável William H. Macy (Fargo).

De todos, Macy era o que mais merecia por seu desempenho soberbo como gerente de uma revenda de automóveis da pacata cidade que dá nome ao filme dos irmãos Coen. Se, ainda assim, a Academia preferisse manter o preconceito que sempre teve contra os filmes deles, poderia sortear para cima qualquer um dos outros três; o prêmio cairia em boas mãos fosse quem fosse o escolhido.

No entanto, provavelmente devido ao fato de Jerry Maguire ser a única produção daquele ano promovida por um grande estúdio a concorrer a Melhor Filme (os demais eram considerados “independentes”), a Academia resolveu dar uma espécie de prêmio de consolação ao filme. Melhor para Cuba, que desbancou quatro magníficos atores e foi ao palco emocionado berrar que amava todo mundo:

Depois disso, contudo, Cuba foi tomado pela “Maldição do Oscar” e nunca mais fez um papel decente na vida. E, claro, nunca mais foi lembrado para um Oscar, qualquer Oscar.

Life is kinda hard all around, you know…

Esse post foi publicado em Despontando para o anonimato e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.