Torta alemã

Poucos anos foram tão movimentados e com ambiente tão carregado como este de 2014. Para ajudar a desanuviar o ambiente e encerrar as postagens deste ano, vamos ao bright side of the news. E, no caso deste espaço, isso significa partir para a mais deliciosa das seções do Blog: a Culinária.

Já que é assim, e que o período natalino se avizinha, vamos a um clássico das receitas de fim de ano: a Torta Alemã.

Torta alemã

Para prepará-la, você vai precisar de:

1 – 200g de manteiga (sem sal, de preferência);

2 – 6 colheres de sopa de açúcar;

3 – 4 gemas;

4 – 2 lata de creme de leite sem soro;

5 – 1 colher de chá de essência de baunilha;

6 – 1/2 xícara de leite;

7 – 2 pacotes de bolacha maisena (pode ser Maria, também, mas dá mais trabalho);

8 – 250 gramas de chocolate picado (pode ser ao leite ou meio amargo, como você preferir). Você também pode escolher o velho e bom chocolate dos frades, mas não ficará tão gostoso quanto um chocolate suíço picado por cima.

Comecemos pela torta em si.

Pegue as gemas, misture-as com o açúcar e a manteiga e bata bem, até formar uma massa uniforme e esbranquiçada. Feito isto, jogue na mistura uma lata de creme de leite e a essência de baunilha e volte a bater.

Com a massa pronta, pegue uma forma refratária (pode ser redonda, mas eu particularmente prefiro a retangular) e comece a montar a torta. Você deve iniciar a montagem pelos biscoitos. Embeba-os levemente no leite e coloque-os no fundo da travessa. Depois, despeje uma parte da massa por cima. Novamente, coloque biscoitos embebecidos no leite. E, mais uma vez, coloque a massa.

Repita a operação quantas vezes for necessária, até terminarem a massa e os biscoitos. Cuidado apenas para não afundar os biscoitos na massa. Tome também a precaução de espalhar bem a massa branca com uma espátula, de modo a que a torta não fique literalmente torta. Com isso, 90% do caminho já estará andado.

Resta, agora, a cobertura. Essa é a parte mais fácil.

Para prepará-la, basta aquecer a outra lata de creme de leite numa panelinha. Quando começar a esquentar, coloque o chocolate picado e mexa bem até formar um todo uniforme. No final, basta despejar a cobertura por cima da travessa e a sobremesa estará pronta. Leve-a à geladeira e deixe guardada por umas seis horas antes de servir.

Voilà. Uma receita simples e, ao mesmo tempo, sofisticada, para fazer a felicidade de seus convivas na comemoração de Natal.

Boas festas!

Esse post foi publicado em Culinária e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.