Despontando para o anonimato: Especial de Natal – Oscar

Será possível alguém ganhar um Oscar por engano?

Bem, em pelo menos um caso, a lenda diz que sim.

Em 1993, na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante, o prêmio era dado como barbada. A grande Vanessa Redgrave era favoritíssima para levar a estatueta por sua brilhante performance em Retorno a Howards End. Além da atuação impecável, Vanessa tinha a seu favor o histórico (já levara um Oscar pra casa) e a fraqueza da concorrência. Não havia ninguém à altura para tomar dela o prêmio daquele ano.

Eis que sobe ao palco um míope Jack Palance, cheio de gracinhas, dizendo que, pela primeira vez na história, concorriam ao prêmio cinco atrizes estrangeiras: “Quatro inglesas e uma do Brooklyn”. Quando Palance abre o envelope, por um momento parece que ele não consegue ler o que está escrito nele. Subitamente, ele anuncia a vencedora: a insossíssima Marisa Tomei, por um dos filmes mais medíocres de todos os tempos, Meu Primo Vinny.

Depois da cerimônia, o assombro era tamanho que começou a circular a história de que Jack Palance anunciara o nome de Marisa Tomei por ser incapaz, pela bebida ou outra coisa qualquer, de ler o que estava escrito no envelope. Houve ainda quem especulasse que, na verdade, Jack Palance anunciou arbitrariamente o nome de Tomei ao público, ignorando a decisão da Academia.

Seja como for, o fato é que ninguém teve coragem de tirar a história a limpo depois. Para a posteridade, ficou apenas o registro de mais uma zebraça do Oscar na cerimônia de 1993.

Cosas que pasan…

Esse post foi publicado em Despontando para o anonimato e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.