Chegando na reta final do nosso Prêmio William Forrester de Literatura, vamos à nossa medalha de prata. E, nesse caso, o honroso posto de 2º lugar no ranking de one hit wonders da Literatura Mundial vai para possivelmente o mais controverso autor de todos os tempos: Jerome David Salinger ou, como é popularmente conhecido, J.D. Salinger.
J.D. Salinger
Isolado por natureza, J.D. Salinger saiu do anonimato direto para o estrelato logo na sua estréia nas prateleiras. O apanhador no campo de centeio tornou-se um sucesso imediato, catapultando a fama de seu autor.

O apanhador no campo de centeio
Com O apanhador no campo de centeio, Salinger saltou de Manhattan para o mundo, conquistando um nível de fama incompatível com sua aura reclusa. A partir daí, Salinger – que nunca fora muito dado a badalações – tornou-se ainda mais misantropo. Talvez por isso mesmo, seu livro tenha se tornado fonte de inspiração para 9 em cada 10 teorias conspiratórias mundo afora.
Seja como for, o fato é que J.D. Salinger publicou ainda alguns outros livros depois desse, mas nenhum que chegasse aos pés de sua obra inicial.
Paciência…