Oscar 2016

Entra ano, sai ano, o Blog revela-se sempre cioso quando a questão é assegurar suas tradições. E, para não perder uma das mais caras delas, vamos à previsões do Oscar 2016.

Como já disse aqui em outras oportunidades, prever os vencedores da estatueta oferecida pela Academia de Hollywood passa a léguas da futurologia. Quem se dispuser a observar a distribuição dos prêmios que antecedem o glorioso desfile no tapete vermelho certamente conseguirá dizer, com razoável margem de segurança, quem serão os premiados da noite. Para comprovar o que digo, basta dizer que, no ano passado, o Blog previu os vencedores de 16 categorias, acertando na mosca nada menos do que 14 vezes.

Esse ano, contudo, a coisa fica um pouco mais complicada. Em anos nos quais os candidatos são medíocres ou há um favorito disparado, as previsões são bem mais fáceis, porque não restam muitas alternativas para chutar. Todavia, a safra do ano passado foi bem razoável, e acredito que não estaria exagerando se dissesse que é uma das melhores da última década. Muitos dos concorrentes ao Oscar de melhor filme venceriam fácil em muitos dos anos anteriores. Só que, como calhou de todos serem lançados na mesma temporada, só restará ao final apenas um.

Sem mais blá-blá-blá, vejamos as previsões do Dando a cara a tapa para a premiação do próximo domingo:

1 – Melhor ator: Barbada. Depois de anos pagando uma injusta penitência por sua participação em Titanic, finalmente a academia deve se render ao talento de Leonardo Di Caprio. Além de carregar o peso de ter sido “caronado” várias vezes nos últimos anos (Lobo de Wall Street, Diamante de Sangue e Os Infiltrados, apenas para citar alguns), Di Caprio está agora em um papel de drama profundo, com graves imposições físicas, receita certa para levar a estatueta. Menções honrosas a Matt Damon (que nas próximas edições deve levar o seu) e Michael Fassbender, um dos mais versáteis atores do momento.

2 – Melhor atriz: Essa não é tão barbada, mas Brie Larson deve ganhar o prêmio por sua emocionante atuação em O quarto de Jack.

3 – Melhor ator coadjuvante: Uma das mais difíceis de se prever. Todos os atores estão muito bem em seus papéis, e a estatueta cairia bem a qualquer deles. Arrisco, no entanto, que a Academia vai entregar o prêmio a Sylvester Stallone pelo regresso ao seu papel-ícone: Rocky. Seria uma espécie de “prêmio honorário” a um ator que ainda está na ativa. E eles adoram fazer isso.

4 – Melhor atriz coadjuvante: Outra parada duríssima. Todos indicam Kate Winslet como a provável premiada por seu papel em Steve Jobs. Mesmo assim, acho que a vencedora será Alicia Vinkander por A Garota Dinamarquesa. Não só pela sua atuação, mas também como consolo para o filme, que não deverá levar muitas estatuetas além desta.

5 – Melhor filme de animação: Tem brasileiro na jogada. Alê Abreu concorre com O menino e o mundo. Mas, apesar da torcida deste que vos escreve, dificilmente será páreo para Divertida Mente, cuja produtora (Pixar) é das mais premiadas da categoria.

6 – Melhor Fotografia: O prêmio deve ficar entre Mad Max: Road Fury e O regresso. Aposto neste último, considerando que o responsável pela indicação é Emmanuel Lubezki, que levou a estatueta ano passado por Birdman.

7 – Melhor montagem: Enfim Mad Max deve levar um prêmio pra casa, embora tenha toda pinta de prêmio de consolação, já que o filme não deve ganhar muito mais coisa além disso.

8 – Melhores efeitos especiais: Se dependesse de mim, Perdido em Marte ganharia o prêmio. Mas, para que Star Wars não saia da cerimônia de mãos abanando, acho que vão acabar cedendo o prêmio para o episódio 7 da Ópera Galáctica.

9 – Melhor edição de som: Categoria também difícil. A inclinação dos outros sites indica O regresso como vencedor, mas eu apostaria em Mad Max, que realmente apresenta um trabalho diferenciado nesse quesito.

10 – Mixagem de som: Pra não contrariar o pessoal de O regresso, a Academia deve acabar compensando este com o prêmio de melhor edição de som.

11 – Melhor Roteiro Original:  Se Spotlight não levar o prêmio pra casa, é melhor mandar fechar a Academia de Hollywood. Disparado o melhor entre os indicados.

12 – Melhor Roteiro Adaptado: No caso dos roteiros fundados em histórias já contadas, A grande aposta deve ganhar fácil. Aliás, é outro caso em que, se não levar, pode mandar acabar com esse tal de Oscar, que é melhor.

13 – Melhor figurino: A maioria aposta em Mad Max, mas tenho pra mim que a Academia privilegiará algo mais tradicional, do estilo Carol, como é do seu feitio. Mas confesso que, nesse caso, estou chutando, mesmo.

14 – Melhor maquiagem: Mad Max deve somar mais uma categoria técnica para o seu acervo, embora tenha a concorrência de O regresso.

15 – Melhor canção: Muita gente apontando o ridículo Spectre com sua igualmente ridícula Writing on the wall como vencedores. Eu, no entanto, prefiro achar que a Academia não cometerá semelhante bobagem e entregará a estatueta a Lady Gaga com sua ‘Til it happens to you. Agora, se derem o prêmio a Earned it, de 50 tons de cinza, pode fechar essa birosca.

16 – Melhor trilha sonora original: Um típico caso de justiça tardia do Oscar. Ennio Morricone já deveria ter levado a estatueta pelo menos umas três vezes, mas tudo que tem na prateleira é um Oscar Honorário por sua fantástica carreira. Deve enfim ganhar comme il faut por sua trilha de Os oito odiados, embora tenha a concorrência do multipremiado John Williams.

17 – Melhor Direção: Se ano passado Alejandro Gonzáles Iñárritu era uma aposta arriscada, dessa vez paga apenas 2 pra 1. Não acredito sinceramente que Tom McCarthy (Spotlight) e Adam McCay (A grande aposta) possam lhe fazer sombra, muito embora a Academia não cometesse injustiça em qualquer dos dois casos.

18 – Melhor filme: O maior chute de todos. Pela lógica, deveria dar O regresso, pela quantidade de prêmios anteriores e pela estatueta de Melhor Direção. Também não seria estranho a Academia premiar A grande aposta, principalmente por abordar um tema bem palpitante da realidade e ainda não inteiramente dirigido pela sociedade americana: a crise de 2008. Mesmo assim, acho que o grande vencedor da noite será Spotlight, por tratar de uma temática sensível e de muito apelo: os casos de pedofilia encobertos pela Igreja Católia.

Estará o Blog com o pé afiado em seus chutes? Só Deus poderá dizer.

De minha parte, preparei a pipoca e o refrigerante, porque é assim que se deve assistir à cerimônia da premiação mais prestigiada do mundo cinematográfico.

Anúncios
Esse post foi publicado em Artes e marcado , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Oscar 2016

  1. K disse:

    Novamente o blog foi bem nas previsões! Daria um melhor comentarista que a Glória Pires, poderiam dizer alguns… rsrsrsrs Bjos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.