O Leonardo da Vinci da Antiguidade

Todo mundo que estuda história ou ciências dá de barato que o maior gênio de todos os tempos foi Leonardo da Vinci. O sujeito não só pintou, esculpiu, desenhou, brincou com massinha de modelar, como também produziu uma série de inventos científicos que até hoje desafiam os cientistas mais céticos: “Como é que um sujeito de 1500 conseguiu idealizar tanta coisa que surgiria somente cinco séculos depois?”

Tudo bem. Leonardo foi mesmo um gênio indiscutível. E, quem sabe, foi realmente o maior gênio humano de todos os tempos. No entanto, outro cientista, que viveu quase 2000 anos antes de da Vinci, fica meio esquecido nessa história. Estou falando de Arquimedes.

Arquimedes

Quando se fala em Arquimedes, é quase imediata a associação à lendária história da descoberta da lei do empuxo durante um banho de banheira, no meio do qual, estupefato diante de sua descoberta, teria saído nu pelas ruas de Siracusa gritando “Eureka! Eureka!“. No entanto, Arquimedes é bem mais do que um grito vadio pelas ruas de uma cidadezinha grega.

Assim como da Vinci, Arquimedes era polivalente: foi matemático, físico, engenheiro, inventor e astrônomo. De tudo um pouco, o grego de Siracusa fazia. E com uma capacidade de fazer inveja aos gênios de laboratório dos tempos modernos.

Além da lei do empuxo – segundo a qual um corpo imerso em um fluido desloca uma quantidade de líquido igual à do seu volume -, Arquimedes descobriu, por exemplo, a alavanca, mecanismo pelo qual, utilizando-se um objeto rígido como ponto de apoio, consegue-se multiplicar a força mecânica a ser aplicada em outro objeto. Também quanto à alavanca, reza a lenda que Arquimedes – maravilhado com a descoberta – teria enunciado um desafio cheio de confiança: “Dêem-me um ponto de apoio e eu levantarei o mundo!”

Com base na descoberta da alavanca, Arquimedes desenvolveu um sistema engenhoso, que permitia distribuir o peso de determinado corpo por ele, de maneira a fazer com que fosse possível movê-lo com uma quantidade menor de força. Quem pratica musculação em academia, por exemplo, agradeça a Arquimedes por metade dos aparelhos que usa.

Mas nem só de invenções, digamos, “prosaicas” vivia o homem. Metida em guerras desde sempre, dada a sua localização estratégica no Mediterrâneo, Siracusa virava e mexia era alvo de invasões estrangeiras. Para combatê-las, Arquimedes produziu um curioso sistema de “espelhos” que refletiam a luz do Sol e – veja você – conseguia queimar os navios que se aproximavam de sua costa.

No campo da matemática, Arquimedes desenvolveu os modelos teóricos do que hoje conhecemos como “cálculo diferencial e integral”. Além disso, Arquimedes desenvolveu vários dos teoremas e relações hoje empregadas na geometria analítica, como as relações entre a esfera e o cilindro e entre cones e esferas. Como se isso não bastasse, utilizando o cálculo infinitesimal e o método da exaustão, ele consegui calcular com grande precisão o valor de Pi (e olha que não havia calculadoras naquela época).

E pra quem ainda duvida da inteligência visionária de Arquimedes, basta olhar para aqueles numerozinhos que existem no painel de seu carro, a marcar a distância percorrida. Sim, porque foi ele quem inventou o hodômetro. Rudimentar, é verdade, valendo-se de um carrinho que soltava bolas grandes a cada milha percorrida. Mesmo assim, o que existe hoje nos automóveis não é senão um melhoramento da idéia por ele inventada.

Por tudo isso, quando você pensar em Arquimedes, não se prenda à noção de um velho safado que gostava de exibir suas partes íntimas quando as luzes irrompiam em seu cérebro. Lembre-se de um gênio que, três séculos antes de Cristo, produziu mais do que muita gente boa que existe por aí. E fez tudo isso sem calculadoras ou equipamentos modernos.

Esse post foi publicado em Ciências, História e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.