Quando se vai a alguma cafeteria ou mesmo a alguma loja de guloseimas, muita gente baba ao ver no cardápio a opção “Chocolate quente”. Especialmente quando há aquela observação “R$ 2 a mais para acrescentar chantilly”.
De fato, chocolate quente com chantilly é uma das bebidas mais gostosas que já se inventou. Melhor ainda quando degustada em um ambiente frio, no qual, além de satisfazer o paladar, aquece o corpo.
O problema é que nem sempre a expectativa corresponde à realidade. Quando se fala em “chocolate quente”, espera-se algo parecido com uma barra de chocolate ao leite derretida, como se você estivesse a “comer” o chocolate em forma líquida. No entanto, na maioria dos casos, o sujeito pega o velho leite com Nescau, aquece 1m30s no microondas, tasca três colheres de açúcar e repete um mantra hipnótico: “Você é chocolate quente…Você é chocolate quente…” E tudo que resta ao pobre coitado é resignar-se com a propaganda enganosa e sorver o chocolate quente paraguaio.
Se, assim como eu, você também está cansado de ser feito de otário nas cafeterias do mundo inteiro, seus problemas “se acabaram-se” (Seu Creysson-son-son-son)! Eis abaixo uma receita simples e rápida de como fazer o seu próprio chocolate quente com chantilly comme il faut.
Chocolate quente com chantilly
Para prepará-lo, você vai precisar de:
1 – uma lata de creme de leite;
2 – uma lata de leite condensado;
3 – um litro de leite;
4 – cinco colheres de sopa de chocolate em pó (preferencialmente, aquele dos fradinhos);
5 – uma colher de chá de noz moscada;
Pra quem gosta, é possível acrescentar também canela. Um pauzinho já resolve o problema.
Pegue o leite, o leite condensado, o chocolate em pó e a noz moscada e bate tudo no liquidificador. Depois, pegue a mistura e despeje numa panela em fogo baixo. Mexa vagarosamente até o produto da mistura pegar consistência. Quando começar a ferver, desligue o fogo. Com o fogo apagado, despeje a lata de creme de leite. Mexa bem até deixar a mistura bem homogênea.
O chantilly é ainda mais fácil. Para fazê-lo, você vai precisar de:
1 – uma lata de creme de leite (sem soro);
2 – três colheres de sopa de açúcar;
3 – 100g de manteiga;
4 – 1/2 colher de chá de baunilha;
Antes de preparar a receita, uma dica importante: deixe a lata de creme de leite na geladeira por algumas horas. Depois de estar bem gelado, faça alguns furinhos embaixo da lata para tirar o soro. Somente então você pode colocá-lo na receita.
Depois disso, o resto é simples. Pegue a manteiga, o açúcar e a essência de baunilha e bata numa batedeira até obter uma massa consistente. Feito isto, adicione o creme de leite e bata novamente em velocidade alta por no mínimo cinco minutos. É o tempo necessário para que a mistura adquira aquela consistência típica de chantilly de confeitaria.
Agora, é só colocar o chocolate quente numa taça e despejar o chantilly por cima. Se quiser enfeitar um pouco mais, você pode ainda adicionar aqueles famosos canudinhos de biscoito, dando um ar mais “profissional” à sua receita.
Voilà. Uma maravilhosa experiência para a boca e para a alma. Porque o chocolate alimenta e deixa feliz 🙂
Essa é uma daquelas coisas que faz bem para o coração… rsrsrsrs Bjos
Se faz, hehehe… Beijos.
Eu adoro chantilly mais nunca conseguia fazer, fiz um curso de confeiteiro e hoje nao so faço chantilly delicioso como muitas outras coisas inclusive ganho um bom dinheiro fazendo doces para fora…fica a dica…Grande Beijo
Já abriu meu apetite, Luciana, hehehe. Um abraço.