A moratória norte-coreana

Hoje saiu a notícia de que a Coréia do Norte aceitou suspender seu programa nuclear em troca de ajuda alimentar dos Estados Unidos. Pelo acordo, os norte-coreanos suspenderão o lançamento de mísseis de longo alcance, os testes nucleares e interromperão o enriquecimento de urânio. Na outra mão, virão 240 mil toneladas de alimentos para salvar a população do país da fome.

Boa notícia?

Por um lado, sim. Imediatamente, afasta-se o risco de uma guerra na península coreana. Risco catastrófico quando se considera que um dos lados (o Norte) dispõe de um arsenal nuclear e não enxerga qualquer problema ético em utilizá-lo. Fora isso, ajuda-se a minimizar o sofrimento de um povo assolado por uma das ditaduras mais cruéis de que se tem notícia.

No longo prazo, porém, nada muda. A ameaça nuclear  continua lá. Por mais que o mundo tenha se afastado no momento do abismo, o acordo não envolve a deposição completa do programa nuclear. Quer dizer, a Coréia continuará com seus traques atômicos e não desmantelará suas instalações nucleares. Mesmo que no futuro chegue-se a algum tipo de entendimento a envolver a renúncia total da Coréia do Norte à tecnologia nuclear militar, ainda assim o mundo continuará um lugar inseguro para se viver.

“Por quê?”

Pelo seguinte. Alcançando-se um acordo com uma nação pária, o mundo cederá à chantagem atômica. Ninguém está fazendo acordo com a Coréia do Norte porque quer simplesmente manter a paz na região. Faz-se o acordo porque temem o holocausto nuclear. Se tivessem armas nucleares, ninguém – nem mesmo George Bush II – pensaria em invadir Afeganistão e Iraque. Invadiram-nos porque sabiam que do outro lado não havia a ameaça de destruição maciça. Do contrário, teriam adotado a mesma paciência budista com que tratam a Coréia do Norte.

Curiosamente, os mesmos países que se recusam a sentar na mesa com o Irã porque afirmam que seu programa nuclear pretende produzir uma bomba atômica aceitam alegremente ceder à chantagem coreana. A pressão sobre os persas aumenta na exata medida em que o Irã se aproxima do artefato apocalíptico. Se já o tivessem, provavelmente o caminho das negociações já estaria desobstruído.

Para o resto das nações párias, esse acordo passa a seguinte mensagem: “Corram em busca de suas armas nucleares, porque assim vocês evitam uma invasão e ainda conseguem acordos em termos mais vantajosos”.

Posso estar enganado, mas acordos com a faca no pescoço nunca terminam em boa coisa, no longo prazo. Aí está Munique para não nos deixar esquecer. Muitas emoções nos aguardam nos próximos anos.

Esse post foi publicado em Política internacional e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.