Torta de batata fit

Aproveitando esta semana de calmaria que precede a tormenta, vamos aproveitar para retomar a seção mais procurada pelos visitantes inopinados deste espaço: a sempre tão querida Culinária. E, como a moda agora é comer comida saudável para emagrecer, vamos apresentar a mais nova aquisição da cozinha maravilhosa do Blog nessa senda: a Torta de batata fit.

Como toda a gente sabe, a batata inglesa é um dos melhores carboidratos para efeito de consumo saudável. A má fama que a pobre da batata leva provavelmente vem do fato de que a maior parte das pessoas está acostumada somente a comer a sua versão frita, cortada em palitos. Aí o óleo que conduz à fritura joga o nível calórico e glicêmico do tubérculo a níveis obscenos. Mas, o que pouca gente sabe é que, no fundo, a batata inglesa tem menos calorias do que, por exemplo, a batata-doce, a preferida dos marombados e cross-fiteiros. Quando cozida, torna-se um verdadeiro coringa na cozinha.

Sabendo que as tortas em geral são uma das preferências do paladar brasileiro, a batata cozida e amassada pode funcionar perfeitamente como substituto das massas utilizadas para fazê-las. Retirando a farinha e, na maior parte, a manteiga que é utilizada para fazer esse tipo de massa, o total calórico da receita despenca como pedra n’água. Mais que isso: a sensação de saciedade conferida pela batata é infinitamente maior do que a das massas enfarinhadas, que atormentam qualquer nutricionista.

Para fazer essa receita, você vai precisar basicamente de:

1 – 2 batatas grandes cozidas (com água e sal, somente);

2 – 100g de frango;

3 – 2 colheres de sopa de requeijão light;

4 – 1/2 cenoura;

5 – 1/2 maço de cheiro verde (ou coentro, como queiram);

6 – 2 ovos cozidos;

7 – 2 fatias de muçarela;

8 – sal e pimenta a gosto.

Para fazer a “massa”, basta cozinhar as batatas descascadas e depois amassá-las. Feito isto, pegue uma forma refratária e vá “emassando” o fundo e as laterais, da mesma forma que você faria se fosse uma massa de farinha. Feito isto, o recheio vai por sua conta. A lista acima é apenas uma sugestão. Mas você pode rechear com o que você quiser. Na forma que fiz aqui, basta bater tudo em um mixer ou liquidificador e despejar por cima da “massa” de batata.

Feito isto, basta colocar as duas fatias de muçarela por cima, para “fechar” a torta. Se quiser, você pode ainda colocar um pouco de orégano por cima da muçarela, para dar um ar mais elegante à receita. Depois, é só levar ao forno por uns 20 minutos, a 200º. Você saberá quando está pronto quando a muçarela ficar exatamente como está nessa foto aí: completamente moreninha e crocante (ela “quebra” quando você enfia a colher).

Voilà.

Uma porção de 250g dessa receita tem menos de 500 calorias e um monte de proteína, para ajudar no seu processo de emagrecimento. Como a receita é bastante versátil, caso você enjoe dela, basta mudar o recheio e inventar novas formas de cozinhá-la. Sua balança e seu nutricionista agradecerão.

Esta entrada foi publicada em Culinária e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.