Oscar 2017

Mais um ano se passou e, for yet another year, o já tradicional Bolão do Oscar vem para manter intacta a tradição do Blog em matéria de chutes na mais celebrada cerimônia de premiação do mundo artístico hollywoodiano. Invicto até aqui no quesito “Melhor Filme”, os chutes do Dando a cara a tapa nas mais diversas categorias do Oscar têm estado cada vez mais afiados nos últimos anos.

Não por acaso. Como já foi pisado e repisado aqui em várias oportunidades, poucas coisas são mais previsíveis do que a festa da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. Ao contrário da quiromancia ou do tarô, o futuro aqui não depende da leitura da borra de café no fundo da taça, ou mesmo de abrir o ouvido para escutar o canto dos pássaros na floresta. Basta dar uma olhadela nos prêmios que a antecederam, usar um pouquinho de intuição e saber identificar as “ondas” que conduzem aos premiados na noite do próximo domingo.

Se isso já não é exatamente a tarefa mais difícil do mundo em anos normais, que dirá em um ano em que há um favorito disparado a “papa-tudo”. Nesse caso, o candidato a grande vencedor atende pela alcunha de La la land. Quando aparece um favorito tão disparado assim, você nem precisa ter assistido a todos os filmes que concorrem. Aliás, não precisa sequer ter assistido a um (como é o caso, este ano, deste que vos escreve) para não fazer feio em qualquer bolão.

Sendo assim, vamos deixar de papo e relacionar logo os chutes do Blog para a premiação do próximo domingo.

1 – Melhor ator: Disparado, a categoria mais incerta. A lógica indicaria o prêmio para Ryan Gosling, já que La la land deve levar a maioria das estatuetas pra casa. Além disso, ele ganhou o Globo de Ouro de melhor ator em comédia/musical. Do outro lado, o outro favorito seria Casey Affleck (irmão do Ben), por seu papel em Manchester. Ele também ganhou um Globo de Ouro, só que na versão melhor ator em drama. Como contra ele pesam algumas acusações nada abonadoras (assédio sexual y otras cositas más), tenho pra mim que nenhum dos dois vai levar, e a estatueta vai acabar recaindo novamente sobre Denzel Washington, por seu desempenho em Fences.

2 – Melhor atriz: Nesse caso, não há grandes dúvidas. A estatueta é uma barbada. Emma Stone vai levar pra casa o prêmio por La la land.

3 – Melhor ator coadjuvante: Outra barbada. Marhesala Ali deve levar o careca dourado pra casa por sua atuação em Moonlight.

4 – Melhor atriz coadjuvante: Mais uma categoria na qual não deve haver muitas surpresas. Viola Davis nada de braçada pra levar o Oscar pra casa por Fences.

5 – Melhor filme de animação: Dessa vez, não há grandes filmes dignos de registro. Zootopia deve levar fácil nessa categoria.

6 – Melhor Fotografia: Aqui a parada é dura. Embora Arrival seja considerado tecnicamente mais perfeito, acredito que a Academia vai botar usar essa categoria para encher ainda mais o cesto de La La land.

7 – Melhor montagem: Mais uma das categorias técnicas destinadas a engordar o balaio de La la land.

8 – Melhores efeitos especiais: Essa é normalmente a categoria mais “vendida” do Oscar, no sentido de premiar não necessariamente o melhor trabalho, mas aquele que vende mais nas bilheterias. Nesse caso, acho que Rogue One deve levar mais uma estatueta para o rol de Star Wars, que já há algum tempo não sabe o que é ganhar um Oscar.

9 – Melhor edição de som: Categoria difícil. A lógica ditaria mais um para o cesto de La la land. Mas, nesse caso, acho que a Academia pretenderá diversificar um pouco, para o musical não monopolizar todas as categorias técnicas. A disputa ficaria então entre Arrival e Hacksaw Rigde. Jogando a moeda pra cima, acho que ela penderá em favor do drama de guerra de Mel Gibson, que sempre acaba levando uma estatueta de consolação pra casa.

10 – Mixagem de som: Nesse caso, voltamos à regra anterior. Mais uma estatueta pra aumentar a contagem de La la land.

11 – Melhor Roteiro OriginalLa la land, só pra variar um pouco, apesar de os entendidos apontarem Manchester como favorito ao Oscar.

12 – Melhor Roteiro Adaptado: Como La la land não pode concorrer em duas categorias de roteiro ao mesmo tempo, o prêmio nesse caso vai pra Moonlight.

13 – Melhor figurino: Uma barbada e, ao mesmo tempo, um prêmio de consolação. Jackie deve levar a estatueta pra casa, já que não deve ganhar muito mais coisa além disso.

14 – Melhor maquiagem: Mais uma barbada/prêmio de consolação: Suicide Squad deve levar o prêmio nessa categoria.

15 – Melhor canção: Aqui, a única certeza é que Justin Hurwitz vai pra casa com uma estatueta. A dúvida é se será por City of Stars ou por Audition. Eu ficaria com a primeira. Em qualquer dos casos, La la land vence.

16 – Melhor trilha sonora original: Se há um musical concorrendo a Melhor Filme, não há muita discussão sobre quem deve ganhar por Melhor Trilha Sonora Original, não é mesmo? La la land na cabeça.

17 – Melhor Direção: Damien Chazelle, por La la land. Sem mais.

18 – Melhor filme: La la land. Alguma dúvida?

Anúncios
Esse post foi publicado em Artes e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s