Recordar é viver: “Empadinha de queijo do reino”

A Culinária sempre foi uma das seções mais desprezadas pelos visitantes habituais deste espaço, como se a arte de encher a mesa com coisas gostosas e fáceis de preparar fosse algo menor dentro do propósito do Blog. Curiosamente, é através dela que o Dando a cara a tapa recebe a maioria de seus leitores aleatórios, graças ao sistema de buscas do Google.

Sendo assim, para não desapontar quem vem parar inadvertidamente neste espaço atrás de dicas para melhor comer, vamos a uma das primeiras receitas do Blog: a empadinha de queijo do reino.

Pois, afinal, hoje é sexta-feira. 😉

Boa diversão a todos.

 

Empadinha de queijo do reino

Publicado originalmente em 1º.11.11

Quem acompanha o blog sabe que não sou afeto a fazer propaganda de seu ninguém. Mas existe no Recife e em algumas outras capitais do Brasil uma rede de barzinhos chamada Boteco. Com um chopp de primeira, com muita espuma (comme il faut), os aperitivos que passam pelas mesas convidam você a passar um dia inteiro, sentado, bebendo e comendo (e a barriga crescendo, mas isso é outra história).

No rol de aperitivos, há muitas coisinhas gostosas. Mas a que mais me fascina é, sem dúvida, a empadinha de queijo do reino. Sequinha, saborosa, com um gosto único, de fato, a empadinha de queijo do reino é difente de qualquer outra empadinha comum que se coma por aí. O problema, evidentemente, é que eles não divulgam a receita. E é muito, muito difícil de reproduzir.

Mesmo assim, este que vos escreve resolveu tentar. Embora não tenha ficado exatamente igual, ficou realmente saborosa. Pra quem quiser experimentar, aí vai a receita:

Você vai precisar de 3 ovos, manteiga, sal, farinha de trigo, 400g de queijo do reino e um copo de leite (200ml).

Pra massa, pegue três xícaras de farinha de trigo, três colheres de sopa de manteiga e uma gema. Ponha sal a gosto. Misture tudo com a mão (isso mesmo: COM A MÃO). Vá mexendo até tornar tudo uma massa uniforme. Você saberá que a massa está boa no momento em que você pegá-la e ela soltar da mão, sem ficar nenhum pedacinho grudado. Se você quiser, pode juntar uns 100g de queijo parmesão ralado na massa, pra deixá-la com ainda mais gosto de queijo. Se fizer isso, no entanto, não esqueça de retirar o sal da mistura, pois o parmesão já é muito salgado.

Pro recheio, rale os 400g de queijo do reino. Junte dois ovos e o copo de leite e ponha no liquidificador. Bata até ficar uma pasta.

Depois, pegue a massa e coloque nas forminhas de empada. Não é necessário untar. Ligue o forno para pré-aquecer por uns 10 minutos.

Vá moldando a massa nas forminhas. Depois, é só despejar o recheio dentro da empada. Mas tome cuidado para não encher muito. Deixe pelo menos o espaço de meio dedo, pois o recheio “cresce” e, se você colocar muito, a empada “transbordará”. Também não é necessário “fechar” a empada. O próprio recheio se encarregará de deixá-la, digamos, apresentável ao degustador.

Leve para o forno já pré-aquecido e deixe por meia hora. Quando a massa estiver dourada e o recheio bem “inchado” e vermelho, está na hora de tirar do forno.

Pronto. Um saboroso aperitivo, que não custará muito, para alegrar as suas tardes de sábado, quando você receber visitas e quiser um acompanhamento à cerveja amiga.

Empadinha de queijo do reino

Anúncios
Esse post foi publicado em Recordar é viver e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s