Bife acebolado com batata gratinada

Faz tempo que não rola uma receitinha básica aqui no Blog. Já que hoje é sexta-feira, vamos compensar a ausência de posts por tão longo período em uma das seções mais visitadas deste espaço, vamos a um clássico da cozinha mundial: Bife acebolado com batata gratinada.

Para preparar os bifes, você vai precisar de:

1 – 1/2kg de carne (pode ser contra-filé, mas eu sugiro fazer a receita com alcatra ou filé mignon, mesmo);

2 – 1 cebola grande;

3 – Alho;

4 – Sal e pimenta a gosto;

5 – 3 colheres de sopa de maionese;

6 – 2 colheres de sopa de manteiga;

7 – 1/2 xícara de água quente.

Tempere os bifes com o sal e pimenta antes de levá-los à frigideira. Para não correr riscos depois, eu recomendo também que corte logo a cebola. O ideal seria cortá-la em tiras, mas você pode cortar em cubos ou do jeito que achar mais conveniente. Para evitar a choradeira ao cortá-la, uma dica importante que aprendi com o Silvio Lancelotti: acenda um fósforo, apague-o e coloque-o na boca, deixando, obviamente, a ponta para fora.

Uma vez temperados os bifes, coloque as duas colheres de manteiga na frigideira para que ela derreta. Ponha os bifes dentro dela e frite-os até o ponto que desejar. Ao terminar de fritar os bifes, retire-os e, sem desligar o fogo, coloque a cebola cortada. Convém, nesse momento, colocar a frigideira em fogo baixo. Vá mexendo até ela ficar douradinha. Depois, despeje a meia xícara de água quente e coloque as três colheres de sopa de maionese. Misture tudo até formar uma massa homogênea e voilà: o prato principal estará pronto.

Bife acebolado

Para o acompanhamento, você vai precisar de:

1 – 1kg de batata;

2 – 1 copo de requeijão;

3 – 1 xícara de queijo parmesão ralado;

4 – 1 xícara de leite;

5 – 200ml de creme de leite;

6 – 1 dente de alho;

7 – Pimenta e noz moscada a gosto.

Apesar de parecer mais difícil, o acompanhamento é bem mais fácil de preparar. Coloque as batatas numa panela grande com água para ferver, até o ponto em que elas ficarem macias. Enquanto as batatas cozinham, pegue todos os outros ingredientes e os misture em uma panela em fogo baixo, tomando cuidado para mexer bem e não ficar nada grudando no fundo. Quando a misture estiver homogênea, desligue o fogo e reserve.

Uma vez que as batatas estiverem cozinhadas, retire a pele, corte-as em rodelas ponha-as em um recipiente refratário. Depois, despeje o conteúdo da panela por cima e leve tudo ao forno pré-aquecido por uma meia hora, apenas o suficiente para ficar bem gratinado.

Batata gratinada

Pronto. Em menos de uma hora, você terá uma refeição farta e, ao mesmo tempo, sofisticada. Uma boa pedida para aquelas visitas de fora da cidade que só avisam na última hora.

Bom fim de semana a todos.

Anúncios
Esse post foi publicado em Culinária e marcado , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Bife acebolado com batata gratinada

  1. Maria Sônia disse:

    Que sexta-feira delicioso né? Para muitos todas as sextas poderiam ser assim! https://mariamestrecuca.wordpress.com/ Abs, Maria Sônia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.