Um dos grandes problemas domésticos de todo mundo é aproveitar os restos de comida em casa. Sem querer fazer proselitismo, mas, com tanta gente passando fome no país, é quase impossível descartar as sobras das refeições e aquela metade de caixa de leite que você tomou só até a metade e está próxima de vencer sem sentir um aperto no coração.
Pensando nisso, resolvi compartilhar convosco a receita de um prato relativamente simples de fazer, para o qual você pode aproveitar grande parte da comida que está estragando na geladeira ou nas prateleiras da despensa. De quebra, você ainda fará a alegria das crianças de sua casa, porque ele leva quase tudo que elas adoram.
Como o prato é literalmente feito de restos de comida ou de sobras de alimentos próximos ao vencimento, as medidas podem variar, conforme a disponibilidade do que você tiver à mão. Aqui, portanto, vai só uma estimativa do necessário, mas que pode ser perfeitamente adaptada conforme a quantidade que você tenha disponível em casa.
Para fazer o chamado “Prato do Resto”, você vai precisar de:
1 – um saco de pão (pode ser de qualquer tipo, mas o de forma fica mais fácil de ajeitar depois);
2 – 400 gramas de salsicha;
3 – 200 gramas de queijo;
4 – 200 gramas de presunto;
5 – um vidro de molho de tomate;
6 – uma lata de creme de leite;
7 – um litro de leite;
8 – dois dentes de alho picados;
9 – uma cebola pequena picada;
10 – quatro colheres de farinha de trigo;
11 – um tablete de caldo de legumes;
12 – margarina.
Bem, a primeira coisa a fazer é ajeitar a salsicha. A dica é cozinhar primeiro, para depois cortá-la em pequenos pedaços. Depois, coloque apenas um fio de azeite numa panela e despeje metade da cebola picada, apenas para dar sabor. Jogue as salsichas, frite por uns 30 segundos, e depois coloque o molho de tomate. Mexa bem até ficar tudo misturado e guarde para mais tarde.
O segundo passo é um pouco mais tricky: fazer o molho branco. Pegue uma panela e coloque um pouco de margarina, não mais do que duas colheres. Coloque a outra metade da cebola picada, ao lado dos dois dentes de alho, e mexa bem até dourar. Dissolva o tablete de caldo de legumes em uma xícara de água quente e depois jogue por cima. Feito isso, derrame o litro de leite e vá acrescentando a farinha de trigo aos poucos. Siga mexendo sem parar até a mistura engrossar. Depois que ficar mais grossa, coloque a lata de creme de leite. Continue mexendo em fogo baixo até ficar um todo homogêneo.
Depois de preparado isso, o resto é fácil. Pegue as fatias de pão (de forma ou cortado) e organize numa travessa. Na primeira camada, coloque metade da salsicha. Cubra com mais pão. Na segunda, coloque metade do queijo e do presunto. Cubra novamente com pão. Na terceira, o restante da salsicha. Cubra a última vez com o pão e coloque o que sobrou do queijo e do presunto por cima. Por fim, derrame o molho branco sobre tudo, espalhando com uma colher ou uma espátula. Se quiser dar um toque refinado ao seu prato, coloque um pouquinho de orégano por cima de tudo.
Feito isto, é só levar ao forno médio por 15 minutos e voilà: um prato delicioso, que fará a alegria de crianças e também de adultos, com a vantagem de se aproveitar boa parte das coisas que iriam se estragar na geladeira.
O único inconveniente é a quantidade de calorias embutida no prato. Mas é pra isso que servem as esteiras, não é mesmo? 😉

Prato do Resto