Nessa semana curta, nada melhor do que terminar com uma boa sugestão de comidinhas gostosas para o final de semana prolongado.
Hoje, fugindo às tradições deste espaço, dar-me-ei o direito de oferecer-lhes uma receita que, a despeito de sair do trivial, está longe de ser exemplo de comida chique. Nem sequer saudável é. Pelo contrário. É quase a mais fina flor da junk food. Mesmo assim, constitui uma de minhas maiores fraquezas alimentares: Pão de batata com salsicha.

Para fazer essa receita, você vai precisar de:
1 – 3 xícaras e 1/2 de farinha de trigo;
2 – 1/2 xícara de leite desnatado;
3 – 2 colheres de sopa de manteiga;
4 – 1 colher de chá de sal;
5 – 6 salsichas;
6 – 1/2kg de batatas inglesas;
7 – 2 ovos;
8 – 1 tablete de fermento biológico (não use o químico de forma nenhuma! Sua receita vai ficar uma porcaria, acredite).
Primeira coisa a fazer: cozinhas as batatas. Pegue uma panela e encha de água até a tampa, com as batatas dentro, e deixe-as fervendo lá até ficarem amolecidas o suficiente para enfrentar o espremedor. Uma dica boa para que elas fiquem mais molinhas e, por conseguinte, mais fáceis de espremer depois, é descascá-las ANTES de colocar na panela com água. Isso vai facilitar seu trabalho.
Bom, depois de cozinhar as batatas e espremê-las, dissolva o tablete de fermento biológico na xícara de leite morno. Junte em uma vasilha as batatas espremidas, o fermento dissolvido, os ovos, o sal e a manteiga. Mexa tudo com as mãos (isso mesmo: mão na massa!), enquanto despeja aos poucos a farinha de trigo. Você saberá quando parar quando, ao pegar, a massa começar a desgrudar das mãos. Quando atingir esse ponto, mexa só um pouquinho mais e deixe a mistura descansar na vasilha por meia hora. É o tempo para o fermento fazer efeito e a massa crescer.
De outra banda, cozinhe as salsichas. Se você já passou pela adolescência, não vai ter dificuldade nenhuma. Coloque-as numa panela com água e retire-as assim que começar a ferver.
Uma vez cozinhadas as salsichas, o resto é mais ou menos fácil. Pegue um bocadinho de massa e “enrole” em torno de cada salsicha. Uma outra opção é cortar as salsichas em pequenos pedaços e fazer enroladinhos de salsicha, tipo aqueles de festa de criança. O efeito final será rigorosamente o mesmo.
Se quiser deixar tudo mais bonito, pegue uma clara de ovo e pincele. O pão ficará com aquele aspecto brilhante que ele ostenta nas padarias. Coloque-os numa forma untada no forno pré-aquecido (nível médio) por 20, 25 minutos.
Voilà. Uma refeição extremamente calórica, profundamente insalubre, mas muito, muito gostosa, que certamente fará alegria de crianças e adultos que visitarem a sua residência.
OMG, até pão de batata você faz! Vou tentar fazer recheado com catupiry, uma das minhas iguarias calóricas e insalubres favoritas! Bjos
E eu fiquei aqui babando depois que tu falou no pão de batata rechado com catupiry, hehehe. Beijos.