Pão de batata com salsicha

Nessa semana curta, nada melhor do que terminar com uma boa sugestão de comidinhas gostosas para o final de semana prolongado.

Hoje, fugindo às tradições deste espaço, dar-me-ei o direito de oferecer-lhes uma receita que, a despeito de sair do trivial, está longe de ser exemplo de comida chique. Nem sequer saudável é. Pelo contrário. É quase a mais fina flor da junk food. Mesmo assim, constitui uma de minhas maiores fraquezas alimentares: Pão de batata com salsicha.

Para fazer essa receita, você vai precisar de:

1 – 3 xícaras e 1/2 de farinha de trigo;

2 – 1/2 xícara de leite desnatado;

3 – 2 colheres de sopa de manteiga;

4 – 1 colher de chá de sal;

5 – 6 salsichas;

6 – 1/2kg de batatas inglesas;

7 – 2 ovos;

8 – 1 tablete de fermento biológico (não use o químico de forma nenhuma! Sua receita vai ficar uma porcaria, acredite).

Primeira coisa a fazer: cozinhas as batatas. Pegue uma panela e encha de água até a tampa, com as batatas dentro, e deixe-as fervendo lá até ficarem amolecidas o suficiente para enfrentar o espremedor. Uma dica boa para que elas fiquem mais molinhas e, por conseguinte, mais fáceis de espremer depois, é descascá-las ANTES de colocar na panela com água. Isso vai facilitar seu trabalho.

Bom, depois de cozinhar as batatas e espremê-las, dissolva o tablete de fermento biológico na xícara de leite morno. Junte em uma vasilha as batatas espremidas, o fermento dissolvido, os ovos, o sal e a manteiga. Mexa tudo com as mãos (isso mesmo: mão na massa!), enquanto despeja aos poucos a farinha de trigo. Você saberá quando parar quando, ao pegar, a massa começar a desgrudar das mãos. Quando atingir esse ponto, mexa só um pouquinho mais e deixe a mistura descansar na vasilha por meia hora. É o tempo para o fermento fazer efeito e a massa crescer.

De outra banda, cozinhe as salsichas. Se você já passou pela adolescência, não vai ter dificuldade nenhuma. Coloque-as numa panela com água e retire-as assim que começar a ferver.

Uma vez cozinhadas as salsichas, o resto é mais ou menos fácil. Pegue um bocadinho de massa e “enrole” em torno de cada salsicha. Uma outra opção é cortar as salsichas em pequenos pedaços e fazer enroladinhos de salsicha, tipo aqueles de festa de criança. O efeito final será rigorosamente o mesmo.

Se quiser deixar tudo mais bonito, pegue uma clara de ovo e pincele. O pão ficará com aquele aspecto brilhante que ele ostenta nas padarias. Coloque-os numa forma untada no forno pré-aquecido (nível médio) por 20, 25 minutos.

Voilà. Uma refeição extremamente calórica, profundamente insalubre, mas muito, muito gostosa, que certamente fará alegria de crianças e adultos que visitarem a sua residência.

Esse post foi publicado em Culinária e marcado , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Pão de batata com salsicha

  1. Kellyne disse:

    OMG, até pão de batata você faz! Vou tentar fazer recheado com catupiry, uma das minhas iguarias calóricas e insalubres favoritas! Bjos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.