Empadão de peito de peru aos quatro queijos

Bem, 2017 começou e o fato é que muita coisa represada de 2016 ainda não foi bem digerida por quem passou maus bocados no ano passado. Sendo assim, para animar o astral da galera e satisfazer os paladares mais refinados, eis que vos apresento a mais nova aquisição da Maravilhosa Cozinha do Blog: o Empadão de peito de peru aos quatro queijos.

Empadão de peito de peru aos quatro queijos

Empadão de peito de peru aos quatro queijos

Para preparar a receita, você vai precisar de:

1 – 3 xícaras de farinha de trigo fermentada;

2 – 150g de manteiga (margarina também serve, mas fica menos gostoso);

3 – Sal e pimenta a gosto;

4 – 1 ovo;

5 – 1/2kg de peito de peru;

6 – Quatro queijos à sua escolha (eu fiz com muçarela, gouda, emental e parmesão, mas isso fica inteiramente ao seu critério);

7 – Uma lata de creme de leite.

Comecemos pela massa. O esquema é o tradicional: pegue a farinha fermentada, a manteiga, o ovo e o sal e despeje numa tigela. Mexa tudo com as mãos até obter uma massa consistente. Você saberá o ponto exato da massa usando a velha tática de observar quando ela começar a soltar da mão. Feito isto, deixe-a descansar por cerca de meia hora, a fim de fazê-la crescer.

Enquanto isso, vá agilizando o recheio. Ponha o peito de peru para cozinhar. Tempere com sal, pimenta, salsa e o que mais você entender necessário para dar gosto à ave. Em que pese as opiniões contrárias de quem acha que eles fazem mal à saúde, vale recorrer até aos tabletes de caldo de galinha, no caso da pressa ser grande. Coloque tudo numa panela com água e deixe no fogo por cerca de 20, 25 minutos. É tempo suficiente para o peru cozinhar.

Com a massa descansando e o peru cozinhando, você pode ir tentar agilizar também o molho quatro queijos. Se você tiver um processador para triturar os queijos, tanto melhor. Se não, vale também cortá-los em pequenos cubos. Pegue uma panela pequena, passe um fio de azeite e coloque o creme de leite em fogo baixo. Quando estiver quente, despeje os queijos cortados e mexa bem até estarem todos bem dissolvidos, formando uma pasta única. Depois, é só reservar.

De posse de todos os ingredientes, basta recorrer ao design do prato. Pegue a massa fermentada, abra-a com um rolo de macarrão e depois a coloque numa travessa untada com manteiga e farinha. Depois, pegue o peito de peru, triture-o no liquidificador e espalhe-o pela travessa. Por fim, despeje o molho quatro queijos por cima de tudo. Depois, é só cobrir tudo com a massa, fazendo um pequeno furinho no meio para que o recheio “respire”. Se você quiser ainda dar um toque profissional ao prato, basta pegar uma gema de ovo e pincelar levemente por cima da massa. Ela adquirirá aquele brilho característico que as padarias e os self-services costumam exibir em suas prateleiras.

Voilà!

Uma refeição rápida, gostosa e extremamente requintada, pronta a satisfazer os paladares mais exigentes.

Anúncios
Esse post foi publicado em Culinária e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s