Saltimbocca alla romana

Graças aos motores de busca, a seção de Culinária sempre foi uma das que mais atraiu público novo para este espaço. Natural, visto que as duas melhores coisas da vida são comer. Todavia, faz bastante tempo desde que compartilhei convosco uma receita gostosa para animar os finais de semana. Para reparar a falta, hoje vamos a uma das mais recentes aquisições da cozinha do Blog: a Saltimbocca alla romana.

Saltimbocca alla romana

Para prepará-la, você vai precisar de:

1 – 400g de filé mignon (pode substituir por peito de frango ou de peru, caso você ache melhor);

2 – 50g de presunto de Parma (pode trocar também por Jamón Serrano ou coisa do gênero);

3 – 4 folhas de sálvia;

4 – Farinha de trigo;

5 – 1/2 xícara de vinho branco;

6 – Sal e pimenta a gosto;

7 – 4 palitos de dente.

O primeiro e mais importante passo na preparação da saltimbocca reside na espessura do filé. Quanto mais fino, melhor. Não precisa ser da espessura de um papel, claro. Mas se você deixar muito grosso, o tempero não vai pegar direito na carne e ela vai ficar muito dura para mastigar, matando a beleza do prato.

Para não correr riscos, peça ao açougueiro para cortar 4 fatias finas de filé, de mais ou menos 100g cada. Na dúvida, quando chegar em casa bata com um martelo de carne ou, se preferir, com o fundo de uma frigideira, mesmo. A idéia é “esticar” a carne, para torná-la fica o suficiente para a receita.

Uma vez feito isto, tempero os bifes com sal e pimenta. Depois, pegue uma fatia de presunto de Parma, uma folha de sálvia e um palito para cada bife. Coloque o presunto por cima da carne e depois a sálvia. No final, prenda o conjunto com o palito, preferencialmente atravessado na horizontal, para não atrapalhar a fritura da carne. Faz-se assim para evitar que a fatia de presunto e a folha de sálvia percam-se na panela quando você colocar os bifes lá, o que faria com que a carne não “pegasse” o tempero de ambos.

Depois de preparados os bifes, passe-os levemente na farinha de trigo. Depois, leve-os à panela para fritar (com azeite ou manteiga, tanto faz). Tome o cuidado de colocar o bife com a folha de sálvia para baixo. Isso facilitará a “passagem” do sabor da sálvia para a carne.

Quando os bifes estiverem mais ou menos no ponto, derrame a meia xícara de vinho branco. Espere uns 4 ou 5 minutos até que o vinho reduza, passando seu sabor para a mistura. É ele quem dará o toque final de sofisticação ao prato. Retire os bifes da panela e deixe secar um pouco. Há quem prefira deixar os palitos na carne. De minha parte, eu acho melhor removê-los delicadamente, para não parecer que o bife veio no espeto. Seja como for, a escolha é sua, pois isso não afetará o sabor do prato.

Para acompanhar, o ideal são batatas gratinadas, mas pode juntar o velho e bom arroz, mesmo.

Voilà. Uma receita prática, gostosa e finamente preparada, que não requer grandes habilidades de nenhum cozinheiro.

Bom preparo a todos.

Anúncios
Esse post foi publicado em Culinária e marcado , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Saltimbocca alla romana

  1. Adorei, e logo vou querer reblogar! Abração, Filomena Sayão, editora

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s