Filé de pargo ao molho quatro queijos

Para um blog dedicado à diversificação e difusão da cultura, é no mínimo curioso que uma das seções mais procuradas deste espaço seja justamente aquela a Culinária. Afinal, por mais que cozinhar seja uma arte, o Autor não é propriamente um chef para distribuir receitas por aí.

Mesmo assim, considerando que estamos no período da quaresma e que boa parte dos freqüentadores deste espaço abstém-se de comer carne vermelha, vamos hoje compartilhar uma das mais novas “aquisições gastronômicas” do Dando a cara a tapa: o filé de pargo ao molho de quatro queijos.

Filé de pargo ao molho quatro queijos

Para preparar o prato, você precisará de:

1 – 1kg de filé de pargo (de preferência, sem pele);

2 – Azeite;

3 – 2 dentes de alho;

4 – Sal e pimenta a gosto;

5 – 200g de muçarela;

6 – 200g de requeijão Catupiry™;

7 – 200g de queijo gorgonzola;

8 – 200g de queijo brie (se achar este muito caro, pode trocar por outro, como provolone ou parmesão, mas não ficará tão gostoso);

9 – 200ml de leite;

10 – 1 lata de creme de leite;

11 – Salsa;

12 – 2 limões.

De início, vamos ao peixe. Pegue uma travessa de vidro funda e despeje uma quantidade equivalente a “meio dedo” de azeite, isto é, azeite suficiente para alcançar aproximadamente “meio dedo” de altura da travessa. Depois, coloque o sal, a pimenta, a salsa e o suco dos dois limões. Mexa um pouco para misturar tudo. Feito isto, coloque os filés de pargo enfileirados lado a lado. Se eles estiverem congelados, descongele-os antes. Do contrário, a água do descongelamento afetará o sabor do peixe.

Uma vez arrumados os filés, você pode pegar uma colher e jogar a mistura por cima dos filés, ou, se você for mais descolado, mexer os filés com as mãos e embebedá-los nos temperos. Após, reserve por meia hora, levando-os ao forno médio, preaquecido a 180 graus por 15 minutos, por cerca de 45 minutos.

Enquanto o filé de pargo aquece no forno, vamos ao molho.

Pegue os dois dentes de alho e rale. Depois, com somente um pouquinho de azeite, o mínimo suficiente para cobrir o fundo de uma panela pequena, coloque os dentes de alho ralados, até dourar. Depois, coloque todos os queijos juntos e mexa sem parar, até que todos derretam e formem uma pasta uniforme. Hora, agora, de despejar o leite. Siga mexendo até que essa pasta comece a se “desmanchar” na panela, isto é, até que os queijos efetivamente se desmanchem, formando uma pasta líquida, sem que haja “pedaços” de queijo flutuando na panela. Uma vez atingido este ponto, baixe o fogo e derrame a lata de creme de leite, mexendo até ficar um todo homogêneo.

Pronto. Agora basta tirar a travessa do forno, derramar o molho por cima do peixe e servir. Para acompanhar, você pode escolher entre o velho e bom arroz branco ou, se quiser algo mais chique, a honestíssima batata sauté.

Voilà. Um prato sofisticado e, ao mesmo tempo, saudável, que certamente agradará a todos os paladares.

Boa quaresma a todos.

Esse post foi publicado em Culinária e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.