Oscar 2013

No ano passado,
escrevi um post
no qual tentava dissipar a aura que envolve o Oscar.
Quase todo brasileiro tende a olhar a premiação da Academia de
Artes e Ciências Cinematográficas de Holywood como se fosse a
última bolacha do biscoito. Mas, como disse certa vez Rubens Ewald
Filho, “Gente, é só o Oscar”.

Devo confessar que não assisti
sequer à metade dos indicados nas principais categorias. Vi, por
exemplo, Lincoln, O lado bom da vida
Os miseráveis, mas não
assisti coisas como A vida de Pi,
Django Livre e
ArgoNo entanto,
para fazer uma boa aposta nos concorrentes, vocês vão descobrir que
não é necessário ter visto todos os filmes. Basta sentir a pulsação
dos membros da Academia, tendo como background
as premiações anteriores de outras associações, como o Globo de
Ouro e o Screen Actors Guild
Awards.

 O que pouca gente leva em
consideração na hora de predizer os vencedores do Oscar é o fato de
que nem sempre se escolhe o melhor de cada categoria para levar a
estatueta. Às vezes, quer-se reparar injustiças pelo fato que o
indicado deveria ter recebido em outras oportunidades mas foi
passado pra trás. É o que aconteceu, por exemplo, com Martin
Scorcese. Ele levou a estatueta por Os
Infiltrados
, quando deveria ter ganhado
ou por Touro Indomável, Taxi
Driver
ou Os Bons
Companheiros
. Às vezes, por mais que o filme seja bom, o
cara não ganha porque a Academia simplesmente não simpatiza com o
sujeito. caso de Quentin Tarantino com Pulp
Fiction
. Aí, dão-lhe um prêmio de consolação (Melhor
roteiro original), como cala-a-boca. E há também os casos de o
sujeito não ganhar pelo fato de que já ganhou tanto outras vezes
que se pensa: “Ah, vamos premiar outro esse ano. Esse cara já
ganhou muito”. Foi o que aconteceu, por exemplo, com Jack Nicholson
por Os Infiltrados, quando deveria ter ganhado
a estatueta de melhor ator coadjuvante, mas, por ter ganhado já
três Oscars, não foi sequer indicado.

Desse modo, estando aberta a
temporada de chutes para a premiação do cinema americano, eis-me
aqui a distribuir as minhas caneladas. Na minha opinião, as
principais categorias ficarão distribuídas assim:

1 – Melhor canção:
Skyfall, da Adele. Uma barbada.

2 – Melhores efeitos
especiais: A vida de Pi. Eu pessoalmente
escolheria o Hobbit, pelo impressionante
uso de 3D e da filmagem em 48 quadros de Peter Jackson. Mas acho
que vão dar alguns prêmios técnicos para Ang Lee como compensação,
pelo fato de que não vai levar nem melhor diretor nem melhor
filme.

3 – Melhor
edição: A hora mais escura. Outro caso de
prêmio de consolação. Principalmente porque Kathryn Bigelow não foi
sequer indicada para melhor diretor.

4 – Melhor fotografia:
Lincoln. Esse entra na contagem do “para fazer
volume” ao épico de Spielberg, já que, provavelmente, não levará o
prêmio de melhor filme.

5 – Melhor roteiro adaptado:
Lincoln. Mesma explicação anterior. Fora isso,
o material do qual foi tirada a história para o filme é muito
superior aos outros.

6 – Melhor roteiro original:
Django livre. Mais um prêmio de roteiro para
Quentin Tarantino, que, se bobear, jamais levará um Oscar de melhor
filme ou diretor.

7
– Melhor atriz coadjuvante: Anne Hathaway.
Outra barbada. É impossível não se emocionar com a cena em que ela
canta I dreamed a dream. Além disso, vai
entrar na conta para Os Miseráveis, que
provavelmente não deve ficar com muito mais estatuetas além
desta.

8 – Melhor
ator coadjuvante: Christoph Waltz. Favorito
disparado. O ator austríaco já tinha sido uma gratíssima surpresa
quando foi apresentado ao mundo por Tarantino e Bastardos
Inglórios
. Deve levar de novo, porque o sujeito é bom
demais. Seu concorrente mais forte, Robert de Niro, dificilmente
levará, pois já tem duas outras estatuetas em casa (Touro
Indomável
e Poderoso Chefão –
Parte II).

9 – Melhor atriz: Jennifer
Lawrence
. Essa vai na conta do estranho filme
O lado bom da vida, que também não deve ganhar
muitos outros prêmios.

10 – Melhor ator: Daniel
Day-Lewis
. Em condições normais, a parada seria
duríssima, entre ele, Denzel Washington e Hugh Jackman. Todos os
três são excelentes atores e, mais importante, bastante populares
na Academia. Mas a interpretação de Lincoln de Daniel Day-Lewis é
tão assombrosamente perfeita, e o épico de Spielberg é tão
pretensioso (no bom sentido), que dificilmente ele não levará a
estatueta, mesmo já tendo outras duas no curricúlo (Meu
pé esquerdo
e Ouro
Negro
).

11 – Melhor diretor:
Steven Spielberg. Barbada total. Não há rivais
à altura. O único que poderia – e mereceria – disputar com ele
seria Ben Affleck por Argo. Mas ele foi
esnobado na indicação ao prêmio. Logo, caminho livre para Spielberg
levar sua terceira estatueta pra casa (já ganhou com
Lista de Schindler e O resgate do
Soldado Ryan
).

12 – Melhor filme:
Argo. Aqui, vai entrar na conta da esnobada em
Affleck para melhor diretor e também na conta da “solidariedade”,
ou seja, repartir os prêmios entre vários filmes para que não haja
nenhum vencedor incontestável.

É isso, meus caros. Na segunda-feira
veremos quem esteve com a pontaria mais calibrada: se este que vos
escreve ou os críticos de cinema. Minha vantagem é que, no dia
seguinte, não terei que dar explicações sobre os eventuais erros de
chute. Terei que me preocupar apenas com a digestão da pipoca que
prepararei para a ocasião.

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5 respostas para Oscar 2013

  1. Kellyne disse:

    Na categoria de melhor filme dizem que é Argo mesmo quem leva a melhor. Mas na de melhor ator estou na torcida pelo Hugh Jackman, que achei fabuloso em Os Miseráveis! Aquela cena em que ele se redime de seus erros na igreja, sinceramente, é uma das mais lindas que já vi na vida… Bjos

  2. Kellyne disse:

    É, meu amigo, seus poderes mediúnicos estão in shape! Só mesmo o Ang Lee passou a perna em todos, inclusive no Spielberg, e levou sua segunda estatueta para casa… hehehe

  3. Pingback: Oscar 2014 | Dando a cara a tapa

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