Bruschetta de queijo brie com geléia de morango e Penne à la Gorgonzola

Atendendo a pedidos, inaugura-se neste momento mais uma categoria no blog: Culinária.

De quando em vez, postarei aqui as dicas mais quentes pra quem não tem tempo de cozinhar mas, mesmo assim, não dispensa uma comidinha mais incrementada.

Aqui não haverá o palavreado, digamos, “florido” de Ana Maria Braga, Angélica ou de um sommelier qualquer. Você não encontrará aqui algo do tipo: “O vinho é envelhecido, com pitadas de carvalho, fumo e leve odor de queijo edam. Recorda-me a relva da infância. Tem sabor frutado e vai bem com um prato igualmente safado”. Não, nada disso. Tentarei ser o mais objetivo possível e postarei algumas das receitas que eu mesmo faço em casa quando reúno a família ou os amigos. Quem estiver à procura de receitas para petit comité, favor consultar algum blog adepto da corrente GLST, e sei lá mais o quê.

Pra começar, duas receitinhas fáceis: uma para entrada, outra para o prato principal.

Como entrada, bruschetta de queijo brie com geléia de morango.

Compre um pão italiano e corte-o em fatias. Faça o mesmo com o queijo brie e coloque-o por cima da fatia de pão, de modo a cobrir toda a área. Pré-aqueça o forno por uns 5 minutos. (Forno médio, ok? ) Depois, ponha as fatias lá e deixe por uns 5 a 7 minutos. Atente para o fato de que o queijo brie não derrete como os outros. Por isso, fique esperto para não deixar a receita queimar no forno. O pão deve esquentar, mas não deve ficar como “torrada”; apenas aquecido. Quando estiver quente, retire-o do forno. Coloque a geléia de morango por cima e voilá: uma entrada bem diferente e gostosa.

Caso queira, você pode trocar o queijo brie por outro igualmente forte, como o cammembert ou chèvre. O importante é o contraste entre o amargo do queijo e o doce da geléia.

Pro prato principal, compre uma boa massa de penne, daquelas que não gruda um no outro. Compre 150g de queijo gorgonzola e, 200ml de creme de leite. Você pode acrescentar, se quiser, cebola, alho e pimenta, mas fica a seu critério.

A massa, todo mundo sabe como faz. Esquente uma panela de água e, depois de ferver, coloque o penne dentro pelo prazo indicado na embalagem. O molho também é bem simples: coloque um pouco de azeite ou manteiga, doure a cebola e o alho. Depois disso, coloque um pouco de pimenta. Antes de o alho e a cebola ficarem muitos “fritos”, despeje o creme de leite e mexa. Cozinhe em fogo médio e espere ferver. Quando estiver fervendo, despeje o queijo gorgonzola cortando em cubinhos. Fique mexendo todo o tempo até todos os cubos derreterem e a “massa” do molho ficar homogênea. Experimente de vez em quando com um pedaço de pão para sentir o gosto do molho.

Dependendo do gosto e da disponibilidade, você pode acrescentar nozes ao molho, transformando o prato em penne à la gorgonzola e noci.

Pra finalizar, escorra o penne, coloque numa vasilha e derrame o molho por cima. Coloque um pãozinho na mesa pros convidados rasparem o prato. Se quiser servir com vinho, prefira um branco.

Pronto. Você não é o Jimmy Oliver, mas em meia hora preparou uma refeição diferente e muito gostosa.

Problema será só lavar a louça depois. Ok. Vale o preço dos elogios :-).

Esta entrada foi publicada em Culinária. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 Responses to Bruschetta de queijo brie com geléia de morango e Penne à la Gorgonzola

  1. Avatar de Kellyne Kellyne disse:

    Ai, que delícia! Vou fazer, mas depois que puder ir a Big Field comprar os ingredientes, já que em Shining River nunca se ouviu falar em gorgonzola e muito menos em brie… hehehe Adorei a nova categoria do blog! bjos

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.