Não seja apenado ao escrever

Um dos erros mais comuns cometidos por locutores e comentaristas de televisão é dizer que “Fulano foi penalizado” por alguma coisa. Seja em jogo de futebol ou em corrida de Fórmula 1, mijou fora do pinico, logo vem alguém dizer que o sujeito será penalizado.

Talvez pela repetição, o erro tem se alastrado por diversas áreas. Não é difícil encontrar utilização semelhante em textos jurídicos ou científicos.

“Sim, mas qual o problema?”

O problema é o seguinte: penalizado é o particípio do verbo penalizar. Segundo nosso pai Aurélio, penalizar é sinônimo de sentir ou causar pena, ficar condoído, sensibilizado. Para a norma culta da língua, o uso correto seria, por exemplo, dizer: “Fiquei penalizado com o povo norueguês por conta do atentado”. Ou seja: “Fiquei com pena do povo norueguês por conta do atentado”.

Penalizado, portanto, não é sinônimo de apenado. Apesar de terem em comum a mesma raiz – “pena” -, apenado é resultado direto do verbo apenar, cujo significado é punir, aplicar ou sofrer pena.

As penas em um e outro verbo, portanto, são inteiramente diferentes. Enquanto a pena em penalizado significa o sentimento de dor, tristeza, compadecimento com o semelhante, pena em apenado está ligada à sanção decorrente de uma falta ou malfeito qualquer.

Quando alguém utiliza penalizado querendo, na verdade, dizer apenado, está invertendo completamente o sentido da frase. Na maior parte dos casos, a frase fica sem qualquer sentido. Veja o exemplo: “Fulano foi penalizado com cartão vermelho”. Traduzindo: “Fulano ficou com pena com cartão vermelho”.

Portanto, cuidado ao escrever. Se não, você pode acabar sendo apenado por isso.

Esse post foi publicado em Dicas de português. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.