Quase todo mundo que houve Like a rolling stone fica imaginando que a música de Bob Dylan é uma homenagem aos Rolling Stones. Não é. Na verdade, uma coisa nada tem a ver com a outra.
Bob Dylan é americano. Começou a carreira um pouco mais cedo do que os Stones, e também estourou mais cedo nas paradas. Blowin in the wind catapultou Dylan para o estrelato em 1963. Nessa época, os Stones já tocavam, mas não iam muito além dos pubs londrinos.
Em junho de 1965, Bob Dylan lançou um de seus clássicos: Like a rolling stone. A música não tem nada de amor. Na verdade, é bem soturna e sombria. Conta a história de ressentimento, vingança mesmo, de um cara por uma patricinha que o rejeitara. A mulher cai em decadência, vai às ruas, e o sujeito que canta parece que tira onda: “Eu te disse, eu te disse“. Por isso, no refrão, Dylan pergunta à pobre coitada:
How does it feel? How does it feel?
(Como é sentir-se [assim]? Como é sentir-se [assim]?)
To be on your own?
Estar por sua própria conta
With no direction home?
(Sem caminho para casa?)
Like a complete unkonw?
(Como uma completa estranha?)
Just like a rolling stone?
(Como uma pedra a rolar?)
Já no final, Dylan insinua que a mulher teve que virar prostituta. Um sujeito chega perto dela, provavelmente pra oferecer dinheiro, e Dylan aconselha:
Go to him now, he calls you, you can´t refuse
(Vá para ele agora, ele chama, você não pode recusar)
When you´ve got nothing you´ve got nothing to lose
(Quando você não tem nada, você não tem nada a perder).
You´re invisible now, you´ve got no secrets to conceal
(Você é invisível agora, você não tem mais segredos a ocultar)
Já os Stones, cantando em pubs londrinos, só vieram a estourar nas paradas de sucesso três meses depois de Like a rolling stone ser lançada. Em agosto de 1965, o andrógeno e multifacetado Mick Jagger aparecia em todas as paradas e programas de TV dizendo: I can´t get no satisfaction.
Muito tempo depois, os Stones resolveram gravar Like a rolling stone. Era quase uma paródia com eles mesmos. A versão final, na minha opinião, ficou bem superior à original do Dylan. É claro, o estilo é diferente. Dylan canta folk, os Stones cantam o velho e bom rock ´n roll. Mesmo assim, a despeito de trocar estrofes, engolir palavras e ter uma das dicções mais esquisitas do mundo do rock, a versão com Mick Jagger nos vocais parece encaixar melhor na letra melancólica de Like a rolling stones.
Pra quem quiser tirar a prova dos 9, vão aí embaixo as duas versões. Primeiro, a do Bob Dylan:
Agora, a versão dos Stones:
Pingback: As 10 melhores músicas internacionais de todos os tempos | Dando a cara a tapa