Pois é, meus amigos. Quem diria?
Quatorze anos depois daquele 18 de janeiro de 2011, ainda seguimos por aqui, firmes e fortes.
Sempre que o Blog assopra velinhas, fico na tentação de repetir minha confissão eterna: nunca, nunca mesmo, imaginei que o espaço fosse sobreviver por tanto tempo. Se por um lado a paciência nunca foi o forte deste que vos escreve, por outro a maturidade trouxe alguma dose de perseverança. O que para muitos pode parecer teimosia, no fundo reflete uma vontade incessante de contribuir, ainda que minimamente, para tornar o mundo um lugar só um pouquinho melhor do que ele é.
Parece pretensão demais? Talvez. Se a modéstia tampouco foi o forte deste que vos escreve, a vaidade também já abandonou essas paragens há bastante tempo. O que me leva a crer, pesando uma coisa contra a outra, que a motivação para manter vivo o Dando a cara a tapa tem menos a ver com o ego e mais com uma alguma vocação natural para escrever e tentar passar o conhecimento adquirido adiante. Não, não sou (ainda) professor, mas o que são os posts deste espaço senão uma tentativa de transformar a tela do computador numa grande sala de aula, aberta a quem dela quiser tirar bom proveito?
O fato é que, passados quatorze anos, o Blog já conta com quase 7.500 posts, que lograram atrair a atenção de pouco mais de 853.000 pessoas. Nada mau para quem não faz campanha de si mesmo e nem sequer usa as redes sociais para divulgar o que aqui vai publicado. Concorrendo numa era em que o mais comum é tornar-se famoso através de vídeos (YouTube e TikTok estão aí para confirmar o que digo), a insistência na divulgação da palavra escrita é um dos pilares que este espaço orgulhosamente ainda exibe.
Já entrando no auge da adolescência pré-debutante, o Blog reafirma sua verve provocativa e sua busca contínua pela clareza na passagem do conteúdo. Mais do que passar uma visão adiante, o que se pretende aqui é incensar a reflexão do leitor, de modo a que ele possa estabelecer uma opinião própria sobre assuntos que, na maioria dos casos, nem a imprensa nem o governo de turno têm interesse em ver esclarecidos.
Como de hábito, teremos nossa tradicional semana especial de aniversário do Dando a cara a tapa. A partir de amanhã, veremos o que o Blog espera para a Economia, o Mundo e o Brasil neste 2025 que se inicia.
Até lá, fica mais uma vez o meu muito obrigado a todos que, de quando em vez, vêm por aqui desperdiçar o seu precioso tempo para ler as mal alinhavadas linhas deste que vos escreve. Foi para vocês que esse espaço foi criado.
Cordialmente,
O Autor
