Sideways

Faz tempo que não rola nada de cinema por aqui. Como ultimamente os lançamentos da telona têm deixado muito a desejar (ao menos na opinião deste que vos escreve), vamos recordar um dos melhores filmes de comédia da última década: Sideways.

Sideways

Lançado em 2004, Sideways conta a história de dois amigos, Miles (Paul Giamatti) e Jack (Thomas Haden Church), que saem numa semana de férias para fazer uma despedida de solteiro para o último. Amigos de faculdade, Miles e Jack mantém na maturidade o mesmo tipo de relação conflituosa que existe quando um novato (Miles) chega para ser companheiro de quarto do veterano (Jack). Saindo de um divórcio traumático, Miles ainda cultiva a depressão pós-separação. Jack, ao contrário, prestes a se casar, quer viver cada dia como se fosse o último. Em que pese as diferenças de personalidade, ambos se gostam e tem um no outro o seu melhor amigo.

Miles é um pacato professor de inglês no ensino médio numa pequena escola de Los Angeles. Jack, ao melhor estilo Joey Tribbiani das temporadas intermediárias de Friends, costumava atuar numa grande série de TV, mas, depois disso, foi ficando esquecido até se limitar a fazer dublagem de comerciais. No fundo, são dois grandes losers, no melhor sentido norte-americano da palavra.

A festa de despedida de solteiro programada por Miles consiste numa viagem pelas cidades do Napa Valley, o grande vale de vinhedos da Califórnia, uma das regiões produtoras mais cobiçadas pelos enólogos. Profundo conhecedor de vinhos, Miles planeja levar Jack para conhecer cada vinícola da região e saborear a comida típica de lá.

Para Jack, contudo, isso não é o bastante. Afinal, que tipo de despedida de solteiro é essa sem mulheres na jogada? Depois de uma briga acerca dos objetivos da viagem, os dois conhecem Maya (Virgina Madsen) e Stephanie (Sandra Oh). Daí pra frente, tem início uma série de relações amorosas cujos detalhes irei me abster de comentar para não caracterizar um spoiler do filme.

Apesar de alguns críticos considerarem o filme como um drama, é a comédia que sobressai dele. Paul Giamatti está perfeito no papel do típico loser americano de classe média baixa, e Thomas Haden Church interpreta a si mesmo no papel de ex-ator em atividade (não por acaso, sua carreira ganhou muito depois do filme).  Virginia Madsen e Sandra Oh também estão impecáveis nos papéis de coadjuvantes da dupla de amigos, e a química existente entre todos é difícil de encontrar hoje em dia. Não por acaso, o quarteto levou para casa o prêmio por Melhor Performance de Elenco em um Filme, no Screen Actors Guild Award.

É verdade: o filme começa meio lento e demora ao menos 15 minutos para pegar no tranco. Mas, depois disso, flui maravilhosamente bem, em duas horas redondas do melhor do cinema americano. Além da experiência cinematográfica, a película proporciona de quebra algumas noções básicas sobre vinhos, o que pode incluir um indesejado trauma de vinhos formados a partir da uva Merlot (quando você vir o filme, vai entender do que estou falando).

Como sempre acontece nesse tipo de caso, o Oscar foi avaro com Sideways. A despeito das cinco indicações, incluindo a de Melhor Filme, a obra levou a estatueta apenas por Melhor Roteiro Adaptado. O Globo de Ouro, no entanto, foi mais justo e entregou-lhe os prêmios de Melhor Filme na categoria comédia e o de Melhor Roteiro.

Recomenda-se apenas a quem vai assistir uma taça e um bom Pinot Noir para acompanhar. Afinal, as melhores degustações sempre pedem os melhores vinhos, não é verdade?

Abaixo o trailer do filme, para quem se animar a assisti-lo:

Anúncios
Esse post foi publicado em Artes e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.