Uma das receitas mais saborosas e fáceis de fazer que eu conheço é o empadão de carne moída. Dá trabalho, é verdade, principalmente a parte do purê de batata. Mas o trabalho é devidamente recompensado com uma refeição saborosa e nutritiva.
Para fazê-lo, você vai precisar de:
1 – 1,5 kg de batatas (umas 12 batatas médias, mais ou menos);
2 – 400g de carne moída (pode ser à escolha, patinho, coxão mole, alcatra, filé, etc.)
3 – Algumas azeitonas sem caroço;
4 – Um copo (200ml) de leite;
5 – Sal, pimenta do reino, cebola, alho e salsa, a gosto;
6 – Dois ovos cozidos;
7 – Manteiga.
Pegue as batatas e coloque numa panela cheia d’água para cozinhar. Deixe-as lá por uns 20 a 30 minutos, até ficar bem cozinhadas. Isso facilitará o passo seguinte, que é descascá-las. Com uma faca afiada, você pode passar a lâmina ao lado da batata, e a casca sairá suavemente, sem muito esforço.
Depois de descascar as batatas, pegue um espremedor e use a força para deixá-las bem espremidas. Isso tornará mais simples a continuação da receita. Ponha duas colheres de sopa de manteiga numa panela e derreta-a. Depois disso, despeje a batata espremida, adicionando sal a gosto. Mexa bem e, enquanto estiver mexendo, vá colocando o leite aos poucos, até obter a consistência desejada para o purê. Se quiser, pode adicionar um pouco de queijo ralado ou de requeijão, para dar um quê de gratinado à mistura.
Numa outra panela, ponha a manteiga, a cebola, o alho, a salsa e a pimenta do reino e mexe um pouco até dourar a cebola. Depois disso, despeje a carne moída e mexa bem, para que toda a carne cozinhe por inteiro. Corte as azeitonas em rodelas pequenas e adicione à carne. Uma vez pronta, pode colocar a carne numa travessa.
Numa terceira panela, coloque os ovos para cozinhar. Espere a água ferver e, depois de fervida, conte sete minutos e depois apague o fogo. Jogue água fria nos ovos e depois os descasque. Corte em pequenas rodelas e separe.
Com a carne no fundo da travessa, pegue o purê e o derrame por cima dela. Tenha cuidado para deixar espalhado de forma uniforme por toda a travessa, para não ficarem “mondrongos” na receita. O ideal é ficar com uma aprência lisa e, assim, a carne assará por igual. Depois do purê, coloque as rodelas dos ovos por cima e voilà: basta colocar no forno pré-aquecido por uns 10 minutos e esperar até que o purê fique com uma aparência “crocante”.

Para acompanhar, recomendo uma salada simples, com alface, tomate e cebola. Assim, você terá uma refeição gostosa e ao mesmo tempo equlibrada, o que pode ajudar na dieta pós-carnaval.
Dá trabalho? Sim. Mas que fica gostosa, ah, isso fica.