Bolo de laranja com cobertura de chocolate

Chegando tarde em casa depois de um dia atribulado, nada melhor do que ir à cozinha e matar aquilo que está te matando.

Essa receita é um clássico lisboeta. Fazia muito sucesso naquelas bandas por um breve período de tempo. E, por dever de honestidade intelectual, devo dizer que a inspiração direta dela veio de Papi (o bolo) e de Grandma (a cobertura).

Para fazê-la, você vai precisar de:

1 – duas laranjas;

2 – dois ovos;

3 – uns 200 ml de óleo (pode ser azeite);

4 – três xícaras de farinha de trigo (pouco mais de meio quilo);

5 – uma colher de sopa de fermento em pó;

6 – duas xícaras e meia de açúcar (meio quilo, mais ou menos);

7 – um pouco de manteiga e farinha de trigo para untar a forma;

8 – uma lata de creme de leite;

9 – 200 ml de chocolate em pó (se não tiver, pode ser o bom e velho Nescau);

10 – manteiga.

Para fazer a massa, pegue as duas laranjas corte em pedaços. Tire as sementes e aquelas partezinhas brancas. Um segredo da receita é aspar um pouco da casca da laranja para depois acrescentar à massa. Junte às laranjas e aos pedacinhos de casca os ovos, o óleo e o açúcar e bata tudo no liquidificador. Isso mesmo, não use a batedeira.

Após bater no liquidificador, numa vasilha funda e grande coloque a farinha de trigo e o fermento, e depois adicione a mistura do liquidificador. Mexa bem com uma colher de pau até ficar uma massa bem uniforme.

Depois disso, unte a forma com margarina e polvilhe a farinha de trigo ao redor. Isso eivtará que o bolo pregue nas laterais, além de dar uma consistência interessante ao redor.

Pré-aqueça o forno por uns 15 minutos, a uns 200 graus, e depois coloque a massa para assar. Deixe lá por aproximadamente meia hora. Espete de vez em quando para ver se massa já está boa. Se ela ficar pregando no garfo, é porque ainda está crua. Se o garfo sair limpo, é sinal de que já está no ponto.

Para o recheio, derreta a margarina, depois despeje o creme de leite e, sem o deixar ferver, coloque o chocolate. Misture bem, em fogo baixo, mexendo sempre para não deixar pregar no fundo.

Quando a massa estiver pronta, tire-a do forno e espere esfriar um pouco. Com uma faca grande, faça um grande corte horizontal no meio do bolo, de modo a dividi-lo em dois. Com muito cuidado, retire a parte de cima. No meio, despeje parte do recheio de chocolate. Depois, recoloque a parte de cima sobre o bolo – fazendo tipo um “sanduíche” – e derrame sobre toda a receita o restante da cobertura.

Pronto. Fácil, fácil, você preparou uma receita que pode servir de sobremesa, lanche ou até de café-da-manhã. Cuidado apenas para não cair na tentação de comê-a toda sozinho (a). Afinal, tudo que é bom é ilegal, imoral ou – como neste caso – engorda.

Esta entrada foi publicada em Culinária. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 Responses to Bolo de laranja com cobertura de chocolate

  1. Avatar de Kellyne Kellyne disse:

    Ah, Arthur, você me vem numa sexta-feira com um post desse? Receitinha de bolo com cobertura de chocolate tinha que vir classificado na categoria Pra desopilar! rsrsrs Vou fazer! bjos

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.