Estrogonofe de carne

Voltemos um pouco à culinária nossa de cada dia.

Essa vai para aqueles que adoram uma carne incrementada mas quase nunca têm tempo nem saco de cozinhar algo mais interessante.

Diga-se desde já: as receitas sugeridas na internet têm vários problemas para quem normalmente está apurado no tempo. Então, vou dar algumas dicas aqui para você cozinhar um estrogonofe de carne (a mesma receita vale para o de frango) de maneira rápida e até um pouco mais saudável.

As receitas mandam você pegar dois tomates, despelá-los e depois picá-los. Isso dá muito trabalho. Prefira comprar direto uma lata ou um vidro de molho de tomate. Uns 350g ou 400g resolvem seu problema. Quanto à carne, mandam você cortar em cubos. Faça mais fácil: quando for no açougue ou no supermercado, peça pra cortarem pra você. Sim, eles fazem isso. Só nesses dois itens você ganha tranqüilamente uma hora. Para uma refeição para 3, 4 pessoas, meio quilo de carne basta.

Um dica: se puder, compre filé ou alcatra para o estrogonofe. Dessa forma, você escapa de deixar a carne banhada em conhaque ou em vinho, como fazem com patinho e coxão mole

Bom, mãos à obra.

Pegue a carne cortada em cubos e jogue na panela. Antes, coloque um pouco de cebola, alho ou pimenta a gosto; se você gostar, é claro. Mexa até a carne ficar bem cozinhada. Depois disso feito, despeje o molho de tomate. Continue a mexer.

Enquanto isso, pegue um copo de leite e adicione umas duas ou três colheres de farinha de trigo e mexa bem até ficar bem. É isso que vai dar ao molho aquela consistência típica de estrogonofe. Quanto mais farinha de trigo você puser, mais grosso o molho vai ficar. Obviamente, quanto menos colocar, mais fino ficará. Aí depende de como você gosta.

Misturado o leite à farinha de trigo, despeje o conteúdo dentro do molho e mexa. Depois de estar bem misturado, coloque champignons à vontade. Eu particularmente gosto de muitos, mas depende do freguês.

Estamos chegando ao final. Nessa hora, as receitas mandam você colocar creme de leite enquanto mexe o molho. Isso para dar aquela aparência “marrom claro” ao molho do estrogonofe. Se quiser, pode colocar no lugar requeijão light. É mais saudável e o resultado é o mesmo. Umas duas colheres cheias resolvem seu problema.

Se quiser deixar o molho mais “vermelho”, você pode adicionar catchup. Eu não gosto muito, porque, se você errar a mão, o catchup vai prevalecer sobre todo o resto, e o seu estrogonofe virará um típico hamburger do McDonald´s: vazio e sem gosto.

Pra terminar, um toque especial: molho inglês. Sim, isso dá um sabor especial ao estrogonofe, e poucas receitas sugerem acrescentá-lo. Prefira isso ao catchup. Dará um sabor levemente picante e diferente ao seu estrogonofe.

Para acompanhar, você pode fazer arroz ou – como eu prefiro – a velha e boa batata palha.

Voilà. Em 30, no máximo 40, minutos você terá uma refeição diferente e muito gostosa. Profitez!

Esta entrada foi publicada em Culinária. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.