Todo mundo que vai à Europa defronta-se normalmente com uma dúvida?
“Devo viajar de trem ou de avião?”
Como toda boa pergunta, a resposta é: “Depende”.
Depende, primeiro, de sua aversão aos aviões. Se você é daqueles que sua frio toda vez que a comissária manda endireitar a poltrona, apertar os cintos e desligar o celular, viajar de trem é sem dúvida a melhor alternativa.
Depende, em segundo lugar, de pra onde você vai viajar. Sim, porque se as distâncias forem muito longas, você perderá dias viajando e dormindo em trens, quando poderia estar em poucas horas no seu destino, aproveitando a cidade para onde vai. Uma viagem de Berlin para Copenhagen, por exemplo, pode levar de 10 a 15 horas em trem, quando, em avião, você chegará em hora e meia.
Depende, em terceiro e último lugar, do quanto você está disposto a pagar. Isso porque, em regra, viajar de trem é mais caro do que viajar em avião. Pra quem escolhe antecipadamente os vôos nas companhias aéreas de baixo custo (p. ex.: Easyjet), um trecho Paris-Genebra sai por pouco mais de 30 euros, ao passo que o mesmo trecho de trem custará, em primeira classe, algo entre 60-70 euros.
Mas viajar de trem tem suas vantagens.
Primeiro, você normalmente embarca e desce nos centros das cidades. Isso economiza seu precioso tempo no deslocamento até os aeroportos, além de evitar gastos com transporte terrestre. Incluindo a ida e vinda em táxi, é bem possível que a passagem de avião saia mais cara do que a passagem em trem.
Fora isso, o tempo que você economiza no trajeto hotel-aeroporto-embarque-desembarque-hotel pode fazer com que a viagem saia bem mais rápida em trem do que em avião. Imagine, por exemplo, uma viagem Roma-Florença. Em trem, você gastará pouco menos de uma hora. Embarca no Termini e desce em Santa Maria Novella. Em ambos os casos, você pode ir a pé para a estação e chegar uns 5 minutos antes da partida, sem qualquer problema. Indo de avião, você tem que pegar um táxi até o Ciampino, chegar uma hora antes do vôo, embarcar, levar uma meia hora voando, e descer em Firenze. Lá, ainda vai pegar um táxi. Esse trajeto levará, no mínimo, umas 2h30m, muito mais do que em trem.
Fora isso, há uma grande vantagem adicional. Os trens não atrasam. Quer dizer: a menos que haja algum evento apocalíptico ou uma nevasca glacial, os trens sempre saem no horário. Ao contrário dos aviões que, como no Brasil, muitas vezes atrasam mais de hora. Isso poupa o desgaste de ficar esperando sentado até a bendita hora em que o vôo partirá.
Para quem quiser planejar uma viajem, há um site onde é possível comprar passagens de trem antecipadamente. Chama-se www.raileurope.com.br. Você compra com o cartão de crédito e eles te enviam a passagem pelos correios. Há a opção de comprar trechos individuais ou passes. Os passes possibilitam viagens ilimitadas em um país ou em vários países por um determinado período de tempo. Entretanto, a menos que você vá viajar para muitos lugares em poucos dias, geralmente sai mais em conta comprar trechos separados do que o passe de trem.
Pra quem quiser viajar pelo magnífico túnel sob o Canal da Mancha, o site é outro: www.eurostar.com. o Esquema é rigorosamente o mesmo. Usa-se o cartão de crédito e a passagem chega pelos correios.
Sempre que puder, escolha a primeira classe ou a classe executiva. A diferença de preço normalmente não é grande, mas a diferença de acomodação é. Viajar de trem em segunda classe não é das experiências mais confortáveis pelas quais um ser humano pode passar.
O mais importante, como sempre, é o planejamento. Sabendo pra vode você quer ir, fica mais fácil planejar qual o melhor modo de viajar por entre a Europa.
Mas uma dica: não há nada como viajar de trem e contemplar a magnífica paisagem da Europa. Vale realmente a pena.