Só agora eu fui reparar que faz mais de dois anos desde o último post na seção de Culinária aqui do Blog. Um descuido injustificável, dado que esta é a parte deste recanto internético que atrai a maior quantidade de visitantes inopinados deste espaço. Com vistas a reparar essa falta, vamos com uma das receitas mais originais do Dando a cara a tapa. Falamos, aqui, do atum à delícia.

Variante do manjadíssimo peixe à delícia, o atum à delícia não difere muito do seu congênere nacionalmente conhecido. Fora a diferença em relação ao peixe em si – o peixe à delícia, em regra, leva pargo ou pescada amarela na preparação -, há alguns detalhes que o diferenciam da receita original, em especial na preparação do prato. Um último detalhe regional confere aquele ar de “nordestinidade” inconfundível aos paladares mais apurados.
Sem mais delongas, vamos aos ingredientes necessários para o preparo:
1 – 4 latas de filé de atum;
2 – 1 cebola média;
3 – 4 dentes de alho;
4 – Azeite;
5 – 1 litro de leite;
6 – 4 colheres de sopa de manteiga;
7 – 4 colheres de sopa de farinha de trigo;
8 – noz moscada;
9 – 100g de queijo coalho ralado;
10 – 2 bananas grandes ou 3 médias;
A preparação do atum à delícia não se revela especialmente difícil. Fora a preparação do bechamel, que requer alguma experiência e paciência, o restante qualquer iniciante da cozinha conseguirá desenrolar sem grandes problemas.
Pra começar, retire o filé de atum dos enlatados, lembrando sempre de escorrer o líquido do recipiente. Depois, corte a cebola, os dentes de alho e as bananas. Quanto menores os pedaços, melhor. Jogue o azeite numa frigideira e refogue o atum na cebola e no alho. Após um minuto, coloque as bananas em pequenos pedaços e continue a refogar tudo. Aguarde mais um minuto na frigideira e reserve.
Agora, hora de ir para o bechamel. Quem conhece do riscado não terá grandes dificuldades. Para os marinheiros de primeira viagem, todavia, será necessário um pouco de atenção. Primeiro, coloque a manteiga numa panela e derreta-a. Depois, coloque a farinha e mexa bem, até formar uma massa mais ou menos homogênea. Isso deve demorar uns dois minutos. Quando a massa estiver feita, derrame todo o leite de uma vez. Continue misturando tudo sem parar, para que o molho não fique com os famigerados “gominhos” que estragam a apresentação de qualquer prato do gênero.
Feito isto, aumente o fogo até a mistura inteira ferver. Assim que ferver, abaixe o fogo e adicione a noz moscada e sal a gosto. Continue mexendo devagarinho até o molho ficar espesso. Esse processo demora cerca de dez minutos, não mais que isso. Quando chegar no ponto, desligue o fogo e espere esfriar um pouco.
Com o atum refogado e o molho pronto, montar o prato torna-se muito fácil. Pegue uma travessa (de vidro ou porcelana, tanto faz) e coloque o atum no fundo. Após, derrame o molho por cima, espalhando com uma espátula. Por fim, basta ralar o queijo coalho por cima e levar ao forno pré-aquecido por 15 a 20 minutos (o derretimento do queijo lhe dará o timing de quando o prato estiver pronto).
Voilà!
Uma receita simples, porém sofisticada, pronta a agradar os paladares mais exigentes. Para acompanhar, um arroz (branco, mesmo) ou uma salada são a pedida ideal. Delicie-se com o prato e aguarde os cumprimentos dos convivas. Garanto que você não irá se arrepender.